segunda-feira, 28 de junho de 2010

Oficina:POESIA EM SALA DE AULA

Objetivo geral: Incentivar o gosto e a criatividade na leitura poética no ambiente de sala de aula.
Objetivos; Despertar o interesse pela literatura infantil e conhecer diversos autores e obras; Diferenciar os gêneros, definir o que é poema, verso, poesia, ritmo e poesia; Despertar o senso criativo das crianças e promover a produção espontânea.
Justificativa: A partir de experiências realizadas em diversas escolas e realidades distintas e tendo como resultado positivo de uma publicação de um livro em2oo5, algumas oficinas foram elaboradas nesse propósito.
Desenvolvimento; A principio, conversar com as crianças sobre a importância da leitura na vida de todos nós.E m seguida, apresentar uma obra de Sylvia Orthof (a poesia é uma pulga), de forma agradável e parando um pouco para interagir com todos os participantes;Apresentar depois, duas propostas de atividades para uma rápida apreciação do poema,é a mímica e desenhando o poema’,Valorizar o trabalho de cada um apresentando o resultado de cada participante,pedir que cada um expresse o que sentiu ao ouvir o poema,de forma oral ou utilizando outras formas de comunicação.Respeitando o ritmo de cada um, movimentá-los em sala para sentir as palavras do poema.Apresentar dados da autora, quem foi, mostrar outras obras, e principalmente fazer uma listagem coletiva com as idéias principais das crianças,A atividade final é um grande mural onde será exposto na sala para que cada um desenhe ou escreva seu próprio poema.No final da oficina, promover um momento de relaxamento e terminar com a dinâmica do abraço.Outras estratégias serão sugeridas a seguir.




Sugestão de atividades; Conversa dirigida sobre o tema, observar o nível de conhecimento para desenvolver a primeira apresentação da leitura do poema,apresentar obras de autores da literatura infantil,propor que as crianças expressem os sentimentos através do desenho ou de forma oral, brincar com a poesia através da rima e ritmo,montar um painel com as idéias de cada um no final da oficina.Apresentar estratégias como brinquedos de sucata para apresentar o conhecimento adquirido, confeccionar uma poemoteca,e explorar as diversas linguagens para dizer a importância da poesia para falar dos sentimentos e desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONVITE AOS AMIGOS E FUTUROS AMIGOS PARA ACESSAREM DIARIOS POETICOS.