quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Literatura em sala de aula(Cmei Francisca Celia-Natal-RN)

Quando me dispus a desenvolver um projeto de literatura para a educação infantil, percebi de imediato que seria um grande desafio.Comecei a trabalhar na Educação infantil em 2008 aqui em Natal, e foi tudo tao inesperado...Mas, Deus tomou todas as providencias, encontrei pessoas maravilhosas que tiveram paciência de me indicarem alguns caminhos.A própria gestora do Cmei sempre me deu um apoio e incentivo para vencer meus medos.Na educação de base, temos uma tarefa espetacular, tremenda e de grande responsabilidade...Nós temos que cuidar e educar ao mesmo tempo, cuja responsabilidade e´sempre dobrada. Então, um projeto que venha contemplar um projeto maior, envolver objetivos gerais e especifico ,com certeza e´uma façanha e tanto para no´s educadoras.Aqui, quero deixar claro que todas as professoras do nosso Cmei estao empenhadas em dar seguimento ao projeto da "sexta literária"(acontece no terceiro ano consecutivo) e tem data marcada para o dia 27 deste mes de maio.Venha nos fazer uma visita, tem apresentações, exposições de material produzidos pelas crianças em sala, tem apresentações de musicais, fábulas, poesias e contos clássicos.Nesse evento, teremos presença de autores da poesia potiguar, editoras com vendas de livros de literatura infantil e muito mais...Agora, fico cada vez mais feliz ao perceber o quanto o projeto com poesia em sala de aula vem mostrando resultados positivos.As crianças recitam, questionam, montam listagem oralmente e estao despertando o gosto pela poesia.Alguns autores ja estao sendo apresentados em sala,como Pedro Bandeira, Vinicius de Moraes, Roseana Murray, Elias Jose e Jose Paulo Paes.Sinto sempre essa necessidade de apresentar boas obras e bons autores da literatura, isso faz toda a diferença.Conhecer a literatura , gostar de ler e se encantar com a linguagem poetica sao os requisitos basicos para um bom projeto.Estamos em maio e nenhum conteudo ou eixo ficou de lado, todas as atividades estao dentro do contexto.A minha colega de sala, Ana Melo, como todas as que estao se utilizando da poesia como recurso pedagógico, tem suaprópria forma de trabalho.Cada metodologia esta ligada a nossa formação individual.Eu venho de experiências concretas, de oficinas eficientes onde a poesia desperta na criança, o gosto pela leitura prazerosa, pela sensibilidade de perceber o outro, o mundo e seus próprios desejos...Essa semana, realizamos a confecção de dois livrinhos:"Quem somos?" e "A historia começa com ela..." e tudo realizado em sala, com todos participando, uns escreviam, outros recortavam, alguns desenhavam e outros pintavam.No final , o resultado foi melhor do que o esperado.Esse material estara na exposição da "sexta literária"(27/05).Meus cumprimentos a professora Regina que realizou uma oficina belíssima.,  registrei a cena em que a turma dela toda estava empolgada em realizar uma tarefa sobre a"familia"com massinha de modelar e com resultados super significativos, após conversa na rodinha.Desde já, convido minhas colegas de trabalho para arranjarem um tempinho para participarem de uma oficina pedago´gica:"PIPOCA COM POESIA", com o material bem selecionado de Roseana Murray(qual a palavra?)Aguardem a confirmação da data e horário. Quem participar, tera´direito a certificado de participaçao, alem de conhecer um pouco mais sobre uma autora consagrada da literatura infantil.Vagas limitadas e sera´no periodod da tarde.Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONVITE AOS AMIGOS E FUTUROS AMIGOS PARA ACESSAREM DIARIOS POETICOS.