sexta-feira, 6 de maio de 2011


Me deu uma vontade de comer pipoca com meus alunos...E de repente me veio uma ideia maluca de brincar com poesia e de comer pipoca.Ora, pipoca e poesia, poesia e pipoca, o que tem a ver mesmo?Os alunos disseram:- Tia, tudo começa com P; tia, e´legal ler e comer...;Ah, eu quero escrever somente palavras com a lera P...
A partir dessa conversa com as crianças, fiquei pesquisando um autor que aguçasse a imaginaçao e curiosidade das crianças, e encontrei um livro de Roseana Murray, onde tudo começa assim":QUAL A PALAVRA?
E entao escrevi um pequeno projeto de oficina, algo simples e facil de ser adaptado em outras salas de aula.O melhor dessa leitura e´a dinamica que envolve os participantes a participarem de uma leitura curiosa nos saquinhos de pipoca.No meio da oficina tem a curiosidade sem perda do encanto da linguagem poetica.O objetivo dessa oficina e´mostrar uma estrate´gia com leitura utilizando de um ato legal de descoberta pelas letras e palavras...P?o "p" de tantas coisas, de tantas palavras, a pipoca, o poema, Pedro Bandeira(grande escritor), a primeira letra do nome de Paulo, outras coisas que as crianças listaram oralmente.Fiquei pensando para quem essa oficina estaria sendo oferecida e percebi o quanto desejo compartilhar com minhas colegas de trabalho(se elas quiserem, claro).Me ocorreu uma ideia de juntar pessoas que tenham curiosidade ou simplesmente queiram ver do que se trata essa oficina.Bom, o que importa e´que esse projeto de linguagem poetica esta cada vez melhor, os alunos recitam, compreendem, expoem seus sentimentos, procuram entender o que o autor quis dizer no poema.Com adulto é difeente, e´menos curioso, sabe mais e se limita a procurar novas possibilidades de trabalhar a leitura.Enfim, a poesia é para encantar, fantasiar, entender o outro e o mundo.Nessa oficina teremos um segredo a ser revelado, porque a autora brinca o tempo todo com o leitor, e espero que , da forma como as crianças em sala gostaram, os adultos possam gostar.Quem desejar saber mais sobre o projeto, entre no blog.Ate´breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONVITE AOS AMIGOS E FUTUROS AMIGOS PARA ACESSAREM DIARIOS POETICOS.